Audiências Públicas movimentam a Câmara

Várias Audiências Públicas ocorridas no final do mês de novembro e início de dezembro movimentaram a Câmara Municipal de Silvânia, todas com grande participação popular.

A primeira ocorreu no dia 23 de novembro e foi realizada em conjunto com o Poder Executivo onde se discutiu o tema: “Emenda de Iniciativa Popular ao Orçamento da União para 2012”.

A Audiência que foi presidida pelo vereador Miltão (PT) e contou com dezenas de populares que participaram das discussões, e ao final dessas, pelo sistema de votação, foi vencedora a proposta de que o valor destinado ao nosso município (R$ 500.000,00 - quinhentos mil reais) será aplicado na área de Resíduos Sólidos (construção de aterro sanitário).

A segunda Audiência Pública foi realizada no dia 28/11 na sede da Câmara Municipal, todavia, a mesma foi idealizada e comandada pela Comissão da Criança e do Adolescente da Assembléia Legislativa do Estado de Goiás, cujo tema foi “Políticas Públicas de Enfrentamento ao Uso e Tráfico de Drogas Por Menores” foi presidida pelo Deputado Estadual Humberto Aidar (PT), oportunidade em que o tema foi bastante discutido e apresentadas várias propostas para o enfrentamento desse mal que aflige a sociedade moderna. Também nessa audiência a participação de populares e das organizações representativas de nossa sociedade foi grande.

A terceira Audiência Pública, idealizada pelo vereador Renato (PMDB), cujo tema foi “ A Preservação dos Casarões Tombados de Nosso Municipio”, teve a participação de representantes do IPHAN, Ministério Público, Poder Executivo, Maçonaria e outras instituições, além de grande número de proprietários dos casarões que motivaram a discussão.

O Poder Executivo e o IPHAN defenderam a importância da preservação destas construções, enquanto que os proprietários alegam a ausência do Poder Público no sentido de auxiliá-los financeiramente na preservação, deixando todo o ônus para os proprietários.

Finalizando o ciclo das Audiências Públicas a Câmara Municipal sediou uma idealizada e comandada pelo Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores sob o tema “Políticas Públicas do Governo Federal em Nosso Municipio” cujo principal orador foi o Deputado Federal Rubens Otoni (PT), que em suas explanações abordou os diversos programas do Governo Federal e suas influências nos municípios. Ao final se colocou à disposição do nosso município para lutar por alocação de verbas para nossa cidade.