Professores lotam Câmara para discutir Piso Salarial

No dia 06 de junho de 2011, a Câmara Municipal de Silvânia foi palco de uma Audiência Pública, solicitada pelo Vereador/Presidente Milton Gonçalves e aprovada pelos demais vereadores, para discutir o Piso Salarial Profissional Nacional (PSPN), e o Plano de Carreira do Magistério Público Municipal. As galerias da Câmara ficaram completamente lotadas por professores.

Durante o evento a questão do Piso foi discutida amplamente. Ali ficou caracterizado que há profundas divergências entre o que oferece o Executivo e o que querem os trabalhadores.

Enquanto o Executivo entende que a proposta formuladas por eles, através do PL 010/ 2011, significa um avanço para a categoria dos professores, estes tem uma posição contrária, concluindo que na realidade o projeto, que muda a atual tabela salarial, representa um retrocesso e perdas em conquistas já alcançadas anteriormente.

Participaram do debate a Srª Almerinda Batista, Presidente Regional do Sintego, Núbio Rodrigues, Presidente do Sindsilvania, a professora Irene Gomes, Presidente do Conselho Municipal da Educação, Aurisnei Funchal, representante da CUT, o professor Wagner, Dr. José de Arimatéia, advogado da prefeitura, e Claúdio, contador, esses dois últimos representando o Poder Executivo.

Estiveram presentes todos os vereadores, os quais mostraram solidariedade à luta dos professores e se posicionaram a favor da luta deles.

Os professores pediram aos representantes do Legislativo que votem contrário ao Projeto de Lei, tal qual ele está redigido, sob pena de que se o mesmo for aprovado a categoria sairá muito prejudicada. Eles reclamaram da pouca abertura que o Executivo tem oferecido para a discussão do projeto e, argumentam que, mexer na tabela como ali esta proposto, perderão muito financeiramente.

“A Audiência Pública foi muito importante para os vereadores formarem suas convicções na hora de votar o projeto, bem como para levar este tema ao conhecimento público”, asseverou o Presidente Milton Gonçalves.